Voltar para histórias

Tereza de Benguela por Irmãos Credo

Equidade racial
27.07.2023

Além de marco internacional, 25 de julho também é o Dia Nacional de Tereza de Benguela, mulher negra símbolo de resistência à escravidão e à colonialidade. De acordo com a Enciclopédia Negra — de Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz — supõe-se que Tereza de Benguela tenha chegado às áreas de mineração no Brasil em torno de 1730. Ela foi líder do Quilombo do Quariterê, na então capitania do Mato Grosso, cujos registros datam de 1748. Os documentos registram que com a morte do rei no quilombo,  ele passou a ser governado pela “Rainha viúva Tereza”. Além de ser liderança do quilombo, Tereza também cuidava de sua produção agrícola. Em 1770, foi realizada uma grande expedição punitiva, quando o Quariterê foi considerado extinto e Tereza presa. Alega-se que a rainha cometeu suicídio na prisão.

A imagem que ilustra o conteúdo do mês de julho do Ibirapitanga destaca Tereza de Benguela e foi produzida por Irmãos Credo, dupla de artistas de Goiás, no Centro-oeste, mesma região de origem da liderança quilombola. A dupla centraliza Tereza de Benguela como importante referência latino-americana na composição da ilustração. Sobre seu processo criativo para esta imagem, os Irmãos Credo comentam:

“Acreditamos que a ligação que a ilustração tem com o nosso Centro-oeste é justamente essa estética de pintura vernacular, que vem do povo. A escolha de Tereza de Benguela como elemento principal foi tomada devido a sua importância no legado das mulheres negras contra o governo escravista em seu quilombo. Tereza sempre será lembrada como símbolo de luta e liberdade.”

O trabalho dos Irmãos Credo se inspira na cultura popular do interior de Goiás, suas festas religiosas e seus ritos. Os irmãos baseiam suas produções na estética da vida simples, protagonizada pelo povo negro, dialogando com o afrofuturismo brasileiro. Na estrada há quatro anos, a dupla faz intervenções urbanas e estampam suas artes em diferentes superfícies.

Receba informações do Ibirapitanga