Voltar para histórias

Mulheres que pautam sistemas alimentares

Sistemas alimentares
31.03.2021

| Supermercados têm ano dourado durante a pandemia em meio à insegurança alimentar e incertezas para trabalhadoras

A comunicação é uma importante ferramenta na defesa e promoção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. Considerando o modelo industrial e financeiro sobre o qual o sistema alimentar se organiza hegemonicamente, a comunicação tem também um papel chave no estímulo a práticas de consumo de produtos danosos à saúde humana. A indústria alimentícia opera um sistema com profundos impactos socioambientais, tendo nas diversas estratégias de comunicação um processo de padronização para perpetuação deste modelo.

A sociedade civil organizada em torno da questão alimentar vem desenvolvendo e realizando iniciativas de comunicação voltadas a promover informações confiáveis sobre a realidade e contradições do sistema alimentar no Brasil.

Na linha de frente e liderança desses esforços, a atuação feminina é notável, mostrando que para além de protagonistas em iniciativas diversas, as mulheres pautam cada vez mais a comunicação sobre alimentação no Brasil.

Quatro iniciativas apoiadas pelo Instituto Ibirapitanga são exemplos deste processo, realizadas por Agência Pública e Repórter Brasil, Gênero e Número, Agência Bori, e Bocado.  

Uma parceria entre as agências de jornalismo investigativo – Agência Pública e Repórter Brasil – conduz o projeto “Por Trás do Alimento” na produção de uma cobertura dedicada, principalmente, a revelar as causas, processos e consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos. Liderada por duas mulheres, Ana Aranha, coordenadora de projetos especiais da Repórter Brasil, e Natalia Viana, codiretora e editora da Agência Pública, a iniciativa inclui reportagens aprofundadas, apurações e cruzamentos de dados inéditos sobre o tema. Para isso, as duas agências realizam investigação sobre falhas na política regulatória de agrotóxicos no Brasil; acompanhamento dos processos de divulgação de dados, revisão de agrotóxicos aprovados e liberação de novos produtos pela Anvisa; bem como produzem relatos sobre casos de contaminação que afetam diretamente trabalhadores rurais e comunidades do campo.

No último ano, a parceria foi responsável por uma série de ações que contribuíram para expor conflitos de interesses na atuação de instituições governamentais, a indústria alimentícia e o agronegócio. A investigação sobre o Paraquate, agrotóxico que tem data para ser banido no Brasil, revelou os esforços de fabricantes e produtores rurais junto à Anvisa para adiamento e suspensão da proibição. Os esforços envolviam reuniões e condução de pesquisas que apresentam falhas, para justificar a permanência da liberação do agrotóxico. A partir da investigação de “Por trás do alimento”, o Comitê de Ética da Unicamp suspendeu a autorização para realização de uma das pesquisas. Entre uma série de outras investigações, estiveram também a cobertura sobre importação de agrotóxicos altamente tóxicos de empresas que se utilizam da regulamentação permissiva no Brasil para vender produtos que foram proibidos em seus países de origem; bem como cobertura sobre a liberação recorde de agrotóxicos durante a pandemia.

O contexto da pandemia é o foco de outra iniciativa, conduzida pela Gênero e Número, por meio da liderança de três integrantes da equipe totalmente feminina da organização – Giulliana Bianconi, cofundadora e diretora, Maria Martha Bruno, diretora de conteúdo e Flávia Bozza Martins, pesquisadora e analista de dados. Por meio da cobertura “Cenários e possibilidades da pandemia desigual em gênero e raça no Brasil”, a Gênero e Número está produzindo e publicando dados qualificados e contextualizados, com dois focos – trabalho doméstico e o olhar ampliado sobre os cruzamentos entre a desigualdade de gênero e sistemas alimentares.

No segundo tema, a primeira investigação do especial aborda o ano dourado dos supermercados no Brasil, em que, apesar da pandemia, o lucro do setor aumentou, chegando a 58,5% a mais apenas em uma das redes. E vender mais não significa que mais pessoas estão comendo e comendo melhor. Na matéria, a Gênero e Número traz depoimentos de mulheres do setor, maioria entre os trabalhadores de comércios e mercados. Ainda que os supermercados tenham atingido este aumento na margem de lucro, os depoimentos explicitam que isso não implicou em melhores condições ou maior segurança no trabalho para funcionárias/os destes estabelecimentos. Também na contramão do superfaturamento, a investigação mostra o aumento da insegurança alimentar para mulheres pobres, em especial negras e indígenas. Por meio da iniciativa, a organização de mídia independente coloca à disposição da sociedade civil organizada sua expertise na produção de referência que apresenta conceitos, dados e casos da questão alimentar no contexto da pandemia.

Lançada em 2020, a rede Bocado também vem fazendo um aprofundado trabalho de cobertura sobre as contradições e conflitos de interesses dos sistemas alimentares na América Latina, incluindo o contexto da pandemia, entre diversos outros temas abordados. Voz importante no jornalismo contra-hegemônico sobre alimentação, Soledad Barruti é uma das lideranças que conceberam Bocado, cuja atuação chave permitiu a expansão das abordagens de cobertura da rede na região. A rede latino-americana de jornalismo de “investigações comestíveis” tem como objetivo evidenciar estratégias compartilhadas de corporações ou governos que atuem na contramão da alimentação adequada e saudável. 

Com coberturas sobre diversos temas, a exemplo da série de reportagens sobre filantropia empresarial em tempos de pandemia e da investigação sobre criação de porcos em confinamento, envolvendo colaboração de vídeos por pessoas de diferentes lugares da região, Bocado vem comparando realidades comuns, para ressaltar semelhanças, diferenças e fomentar redes entre pessoas e organizações da América Latina. Essa atuação também teve como resultado a articulação com veículos republicadores na região, a exemplo de Anfibia e Mu, na Argentina, Pie de Página, DataLab e Kaja Negra, no México, Contracorriente, em Honduras, Brasil de Fato e Alma Preta, no Brasil.

Nestes tempos em que a confiabilidade e qualidade da informação são ameaçadas, a Agência Bori surgiu para construir pontes fundamentais entre comunicação e ciência. Liderada por Ana Paula Morales e Sabine Righetti, co-fundadoras e diretoras, a iniciativa é voltada à promoção da cultura científica no Brasil a partir da aproximação entre as instituições de pesquisa e a produção de ciência no país e os profissionais do jornalismo. Recentemente, a Agência Bori se voltou à criação de área específica de atuação em sistemas alimentares. A iniciativa busca criar bases de dados que viabilizem a consulta rápida a informações especializadas sobre produção científica neste campo, gerando insumos para o trabalho da imprensa.

O protagonismo das mulheres nas iniciativas de comunicação em torno dos sistemas alimentares revela a potência que  suas perspectivas, particulares e diversas, têm de pautar e visibilizar questões chave para a transformação de uma realidade alimentar que impacta o meio ambiente e adoece as pessoas. Com a mesma intensidade, aponta caminhos de inovação nas estratégias de comunicação para enfrentar um desafio sistêmico que tem nesta ferramenta um ponto de disputa narrativa crucial.

Doações relacionadas

  • Sistemas alimentares

    Agência Pública

    A Pública é a primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil. Suas reportagens são pautadas pelo interesse público e republicadas por mais de 700 veículos.

    Saiba mais
    • Por trás do alimento

      Sobre a doação

      Uma ação conjunta inédita que reúne duas organizações de jornalismo investigativo brasileiro (Agência Pública e Repórter Brasil) para a produção de uma cobertura dedicada ao tema dos agrotóxicos. Fazem parte dela um documentário, reportagens investigativas e conteúdo noticioso. O material deve ser republicado por outros veículos e divulgado nas mídias sociais.

      Valor

      R$ 302.384,38

      Duração

      24 meses

      Ano

      2018
    • Por trás do alimento

      Sobre a doação

      Apoio à renovação do projeto “Por Trás do Alimento” para a produção de uma cobertura dedicada ao tema dos agrotóxicos. Nesta fase, a iniciativa foca em reportagens aprofundadas, apurações e cruzamentos de dados inéditos. O apoio prevê: (i) investigação das falhas já existentes na política regulatória de agrotóxicos no Brasil; (ii) acompanhamento da Anvisa, bem como de seus processos de divulgação de dados, revisão de agrotóxicos aprovados e liberação de novos produtos; (iii) relatos sobre casos de contaminação que afetam diretamente trabalhadores rurais e comunidades do campo.

      Valor

      R$ 300.000,00

      Duração

      24 meses

      Ano

      2020
    • Editoria de captura corporativa

      Sobre a doação

      Apoio para a criação de uma editoria dentro da Agência Pública sobre captura corporativa, focada nas áreas de conflitos de interesses na produção científica, que impactam o debate público sobre sistemas alimentares e saúde no Brasil. Por meio do apoio, a iniciativa contribui para ampliar o debate público, investigando o impacto político, ambiental e social da captura corporativa.

      Valor

      R$ 50.000,00

      Duração

      5 meses

      Ano

      2022
    • Lobby, negacionismo e captura corporativa

      Sobre a doação

      Apoio à criação e consolidação da editoria sobre Captura corporativa dentro da Agência Pública e à continuidade da cobertura sobre negacionismo científico, com a divisão de trabalho entre as redações de São Paulo e de Brasília. O projeto também promove o fortalecimento de lideranças negras da organização por meio do desenvolvimento de boas práticas para fomentar a diversidade em redações de jornalismo investigativo.

      Valor

      R$ 750.000,00

      Duração

      36 neses

      Ano

      2023
  • Sistemas alimentares

    Repórter Brasil

    Desde 2001, a Repórter Brasil produz pesquisas e materiais jornalísticos para identificar e tornar públicas situações que ferem direitos trabalhistas e causam danos socioambientais no Brasil.

    Saiba mais
    • Por trás do alimento

      Sobre a doação

      Uma ação conjunta inédita que reúne duas organizações de jornalismo investigativo brasileiro (Agência Pública e Repórter Brasil) para a produção de uma cobertura dedicada ao tema dos agrotóxicos. Fazem parte dela um documentário, reportagens investigativas e conteúdo noticioso. O material deve ser republicado por outros veículos e divulgado nas mídias sociais.

      Valor

      R$ 375.623,96

      Duração

      24 meses

      Ano

      2018
    • Por trás do alimento

      Sobre a doação

      Apoio à renovação do projeto “Por Trás do Alimento” para a produção de uma cobertura dedicada ao tema dos agrotóxicos. Nesta fase, a iniciativa foca em reportagens aprofundadas, apurações e cruzamentos de dados inéditos. O apoio prevê: (i) investigação das falhas já existentes na política regulatória de agrotóxicos no Brasil; (ii) acompanhamento da Anvisa, bem como de seus processos de divulgação de dados, revisão de agrotóxicos aprovados e liberação de novos produtos; (iii) relatos sobre casos de contaminação que afetam diretamente trabalhadores rurais e comunidades do campo.

      Valor

      R$ 300.000,00

      Duração

      24 meses

      Ano

      2020
    • Projeto de transição Repórter Brasil

      Sobre a doação

      Apoio para viabilizar a avaliação de resultados do projeto “Por trás do alimento”, a partir dos critérios da relevância jornalística, quanto ao impacto e ao alcance e audiência. O apoio permite que as iniciativas, Repórter Brasil e Agência Pública construam o planejamento de 2023, com base no aprendizado ao longo dos quatro anos de atuação. O projeto prevê a elaboração de uma nova proposta de cobertura de longo prazo, que pretende abarcar o ciclo de maio de 2023 a maio de 2026. 

      Valor

      R$ 50.000,00

      Duração

      6 meses

      Ano

      2022
    • Captura corporativa no sistema agroalimentar

      Sobre a doação

      Apoio para fortalecer o trabalho jornalístico da Repórter Brasil, por meio da investigação, denúncia e monitoramento, com o objetivo de fortalecer o interesse público na disputa de forças contra os conflitos de interesses no setor agroalimentar. A partir deste projeto a Repórter Brasil expõe o modo como os grupos privados se associam para influenciar a política, a ciência e as mentes dos brasileiros. A iniciativa se articula em três diferentes eixos: (i) denúncia sobre conflitos de interesses dentro de selos e certificações; (ii) denúncia dos discursos e propostas legislativas que colidem frontalmente com a ciência e academia; (iii) publicações sobre a importância do acesso a dados pelos consumidores, academia e terceiro setor para a promoção de conhecimento e monitoramento dos setores produtivos da alimentação.

      Valor

      R$ 750.000,00

      Duração

      36 meses

      Ano

      2023
  • Outros projetos Sistemas alimentares

    Gênero e Número

    A Gênero e Número é uma organização de mídia independente e apartidária voltada a dar visibilidade a dados e a evidências relevantes para o debate sobre equidade de gênero por meio de diferentes produtos. Sua produção jornalística preza pelos fatos e dados abertos. A organização utiliza plataformas online e presenciais, em formatos diversos para expandir debates e narrativas.

    Saiba mais
    • Cenários e possibilidades da pandemia desigual em gênero e raça no Brasil

      Sobre a doação

      Apoio voltado à produção e publicação de dados qualificados e contextualizados a partir de gênero e raça na pandemia de covid-19 no Brasil, envolvendo especialmente dois focos: (i) trabalho doméstico; e (ii) os sistemas alimentares e gênero. De forma complementar, a iniciativa busca também oferecer aos movimentos uma produção de referência que apresente conceitos, dados e casos sobre essas questões no contexto da pandemia.

      Valor

      R$ 100.000,00

      Duração

      6 meses

      Ano

      2020
    • Onde está a comida de verdade?

      Sobre a doação

      Apoio para o fortalecimento da comunicação sobre os sistemas alimentares no Brasil, a partir da produção de conteúdo audiovisual, em formato jornalístico, que aborda a coexistência, perfil demográfico e racialização do acesso a alimentos in natura, processados e ultraprocessados no país. Por meio do apoio, o projeto analisa como o consumo brasileiro responde aos esforços da indústria, mas também os dados demográficos em torno do campo da comida de verdade, em um país em que não há escassez de alimentos.

      Valor

      R$ 150.000,00

      Duração

      12 meses

      Ano

      2022
  • Sistemas alimentares

    O Joio e o Trigo

    O Joio e o Trigo é um site de jornalismo investigativo sobre as implicações políticas, sociais, econômicas e ambientais da alimentação industrializada.

    Saiba mais
    • Bocado – Investigações comestíveis

      Sobre a doação

      Apoio para a criação de rede latino-americana de jornalismo investigativo sobre sistemas alimentares com o objetivo de evidenciar estratégias compartilhadas de corporações ou governos que atuem na contramão da alimentação adequada e saudável. A iniciativa, que envolve profissionais de países como Argentina, Chile, Colômbia e México, busca fomentar a cultura de acompanhamento jornalístico de questões alimentares de um ponto de vista cultural, econômico, político e social, bem como contribuir para a formação de jornalistas que tenham na alimentação um eixo central de apuração.O Joio e o Trigo é um site de jornalismo investigativo sobre as implicações políticas, sociais, econômicas e ambientais da alimentação industrializada.

      Valor

      R$ 180.000,00

      Duração

      12 meses

      Ano

      2019
    • Desigualdade alimentar

      Sobre a doação

      Realização de levantamento jornalístico sobre desigualdade alimentar no Brasil a partir de dois eixos: renda e ambiente alimentar. Em ambos os casos, o objetivo é indicar os impactos dos produtos ultraprocessados na saúde e as dificuldades para que os alimentos frescos e livres de produtos químicos cheguem à mesa dos brasileiros. Os textos e vídeos produzidos pela plataforma têm linguagem voltada ao público jovem.

      Valor

      R$ 185.200,00

      Duração

      12 meses

      Ano

      2019
    • Alimentos in natura e colonialismo

      Sobre a doação

      Apoio para condução de duas novas linhas de investigação do portal decorrentes da extensa apuração sobre desigualdade alimentar: (i) colonialismo/globalização e (ii) alimentos básicos. A partir dessas duas linhas será abordada uma diversidade de questões transversais, entre as quais – raça; doenças crônicas não transmissíveis; realidade de populações tradicionais como quilombolas e indígenas; estratégias corporativas, de fast-food e de aplicativos de entregas; bem como os impactos da pandemia nesse contexto. Além do trabalho de apuração e reportagem, o apoio também prevê a publicação de livros que contribuem para a composição de um acervo organização com publicações em português sobre alimentação.

      Valor

      R$ 230.000,00

      Duração

      12 meses

      Ano

      2020
    • Bocado – Investigações comestíveis

      Sobre a doação

      Apoio para a continuidade da rede latino-americana de jornalismo investigativo sobre sistemas alimentares com o objetivo de evidenciar estratégias compartilhadas de corporações ou governos que atuem na contramão da alimentação adequada e saudável. Com este apoio, a iniciativa busca: (i) desenvolver estratégias de apuração e prospecção de repórteres em diferentes países; (ii) viabilizar a elaboração, edição e publicação de reportagens, bem como a gestão de suas redes sociais; e (iii)  promover seu fortalecimento institucional.

      Valor

      R$ 250.000,00

      Duração

      24 meses

      Ano

      2020
    • Rumo à comida imaterial

      Sobre a doação

      Apoio para o fortalecimento institucional, planejamento estratégico e definição de estruturas da organização. A iniciativa inclui análise dos desdobramentos financeiros e tecnológicos em curso no sistema alimentar brasileiro, consolidando O Joio e o Trigo como organização que contribui para a discussão inadiável a respeito da convergência de problemas sistêmicos em torno da alimentação. O projeto espera também estabelecer estrutura de equipe com fluxos de trabalho aprimorados, a fim de possibilitar a liberação dos diretores para funções institucionais estratégicas e apurações de maior fôlego;

      Valor

      R$ 500.000,00

      Duração

      24 meses

      Ano

      2021
    • Construir o Joio à prova de pessoa

      Sobre a doação

      Apoio para promover “O Joio à prova de pessoas”, um conjunto de ações voltadas a consolidar o fortalecimento institucional de O Joio e o Trigo, por meio de um projeto horizontal e democrático. Com este apoio, a organização se volta a concluir a sua transição interna, para fortalecer a sua institucionalidade, mantendo o protagonismo na discussão sobre sistemas alimentares, com editoria que evidencie conexões com os demais temas-chave do século 21, em uma perspectiva sistêmica.

      Valor

      R$ 810.000,00

      Duração

      36 meses

      Ano

      2023
    • Microbolsas para cientistas – edição especial dez anos do Guia Alimentar para a População Brasileira

      Sobre a doação

      Apoio para a oferta de três a cinco microbolsas, com valores entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00 para a criação de conteúdos relacionados ao marco dos dez anos do Guia Alimentar para a População Brasileira. As bolsas serão destinadas a pesquisadoras (es), com o objetivo de fortalecer e disseminar trabalhos científicos sobre as diretrizes do Ministério da Saúde. A iniciativa espera assegurar a produção jornalística fundamentada na ciência, promovendo novas pesquisas a partir de trabalhos já realizados ou oferecendo novas perspectivas sobre eles. 

      Valor

      R$ 50.000,00

      Duração

      5 meses

      Ano

      2024
  • Sistemas alimentares

    Agência Bori

    A Agência Bori é uma iniciativa voltada à promoção da cultura científica no Brasil a partir da aproximação  entre as instituições de pesquisa e a produção de ciência no pais e os profissionais do jornalismo, considerando todas as áreas do conhecimento.
    Saiba mais
    • Conhecimento em sistemas alimentares: conectando a academia e a sociedade via imprensa

      Sobre a doação

      Apoio à criação de área específica de atuação da organização, voltada a sistemas alimentares. A iniciativa tem como objetivo a criação de bases de dados que viabilizem a consulta rápida a informações especializadas sobre produção científica neste campo e que gerem insumos para o trabalho da imprensa. O apoio prevê: (i) monitoramento da produção científica antes de sua publicação nos periódicos (ii) seleção constante de estudos científicos sobre sistemas alimentares (iii) um curso semestral remoto para até 50 cientistas sobre relacionamento e funcionamento da mídia.

      Valor

      R$ 200.000,00

      Duração

      12 meses

      Ano

      2020
    • Conhecimento em sistemas alimentares: conectando a academia e a sociedade via imprensa

      Sobre a doação

      Apoio para a renovação do projeto que tem por objetivo ampliar a presença do conhecimento científico sobre Sistemas alimentares na imprensa e, consequentemente, na vida das pessoas, por meio da disseminação de informações especializadas a jornalistas e treinamento para cientistas. As atividades do projeto são distribuídas em três principais frentes: (i) disseminação de 24 estudos sobre Sistemas alimentares; (ii) treinamento de mídia para cientistas de todo o país; (iii) encontros virtuais para jornalistas a fim de prepará-los para a cobertura da área de Sistemas alimentares, tendo por objetivo adicional lançamento de publicação que estabelece um retrato da ciência brasileira em Sistemas alimentares.

      Valor

      R$ 200.000,00

      Duração

      12 meses

      Ano

      2021
    • Conhecimento em sistemas alimentares: conectando a academia e a sociedade via imprensa

      Sobre a doação

      Apoio para a continuidade do projeto que propõe dar visibilidade ao conhecimento científico  sobre sistemas alimentares por meio da disseminação de informações especializadas a jornalistas e treinamento para cientistas. As atividades do projeto são distribuídas em três principais frentes: (i) disseminação de 48 pesquisas científicas inéditas, com texto explicativo e contato de porta-voz (24 por ano, média de duas por mês); (ii) dois treinamentos de cientistas em comunicação com a imprensa; (iii) seis encontros formativos para jornalistas e duas oficinas para jornalistas e cientistas de comunicação de ciência antirracista.

      Valor

      R$ 400.000,00

      Duração

      24 meses

      Ano

      2023

Receba informações do Ibirapitanga