Repórter Brasil
Desde 2001, a Repórter Brasil produz pesquisas e materiais jornalísticos para identificar e tornar públicas situações que ferem direitos trabalhistas e causam danos socioambientais no Brasil.
Doações
-
Por trás do alimento
Sobre a doação
Uma ação conjunta inédita que reúne duas organizações de jornalismo investigativo brasileiro (Agência Pública e Repórter Brasil) para a produção de uma cobertura dedicada ao tema dos agrotóxicos. Fazem parte dela um documentário, reportagens investigativas e conteúdo noticioso. O material deve ser republicado por outros veículos e divulgado nas mídias sociais.
Duração
24 mesesAno
2018 -
Por trás do alimento
Sobre a doação
Apoio à renovação do projeto “Por Trás do Alimento” para a produção de uma cobertura dedicada ao tema dos agrotóxicos. Nesta fase, a iniciativa foca em reportagens aprofundadas, apurações e cruzamentos de dados inéditos. O apoio prevê: (i) investigação das falhas já existentes na política regulatória de agrotóxicos no Brasil; (ii) acompanhamento da Anvisa, bem como de seus processos de divulgação de dados, revisão de agrotóxicos aprovados e liberação de novos produtos; (iii) relatos sobre casos de contaminação que afetam diretamente trabalhadores rurais e comunidades do campo.
Duração
24 mesesAno
2020 -
Projeto de transição Repórter Brasil
Sobre a doação
Apoio para viabilizar a avaliação de resultados do projeto “Por trás do alimento”, a partir dos critérios da relevância jornalística, quanto ao impacto e ao alcance e audiência. O apoio permite que as iniciativas, Repórter Brasil e Agência Pública construam o planejamento de 2023, com base no aprendizado ao longo dos quatro anos de atuação. O projeto prevê a elaboração de uma nova proposta de cobertura de longo prazo, que pretende abarcar o ciclo de maio de 2023 a maio de 2026.
Duração
6 mesesAno
2022 -
Captura corporativa no sistema agroalimentar
Sobre a doação
Apoio para fortalecer o trabalho jornalístico da Repórter Brasil, por meio da investigação, denúncia e monitoramento, com o objetivo de fortalecer o interesse público na disputa de forças contra os conflitos de interesses no setor agroalimentar. A partir deste projeto a Repórter Brasil expõe o modo como os grupos privados se associam para influenciar a política, a ciência e as mentes dos brasileiros. A iniciativa se articula em três diferentes eixos: (i) denúncia sobre conflitos de interesses dentro de selos e certificações; (ii) denúncia dos discursos e propostas legislativas que colidem frontalmente com a ciência e academia; (iii) publicações sobre a importância do acesso a dados pelos consumidores, academia e terceiro setor para a promoção de conhecimento e monitoramento dos setores produtivos da alimentação.
Duração
36 mesesAno
2023