Rede Penssan – Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
A Rede PenSSAN – Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional promove conhecimento acadêmico interdisciplinar e multiprofissional, comprometido com a superação da fome e a promoção da soberania e da segurança alimentar e nutricional. A rede atua na defesa da qualidade dos alimentos e da alimentação adequada e saudável, que respeite as circunstâncias socioambientais e culturais, a partir da geração de conhecimento para a contribuição com políticas públicas e influência ao cenário nacional e internacional.
Doações
-
Monitoramento e avaliação de situações de insegurança alimentar e nutricional no contexto da pandemia de Covid-19
Sobre a doação
A partir de inquérito populacional com amostra nacional, realizado por meio de 2.050 entrevistas em domicílios urbanos e rurais, metodologia consagrada, o apoio está voltado à realização da pesquisa para gerar informações rápidas e confiáveis, sobre situações de insegurança alimentar no Brasil. Espera-se que esse conhecimento seja capaz de incidir sobre processos decisórios de administração pública e na capacidade de mobilização da sociedade civil organizada em torno da questão. Está voltado a responder à falta de dados atualizados que revelem a real dimensão da ocorrência de fome ou dificuldades no acesso aos alimentos, em especial, a partir da crise alimentar gerada pela pandemia de Covid-19.
Duração
12 mesesAno
2020 -
II Inquérito nacional de [in]segurança alimentar e fome no contexto da covid-19 — Brasil 2021
Sobre a doação
Apoio para a realização do II Inquérito sobre insegurança alimentar no contexto da covid-19 no Brasil. A pesquisa será realizada por meio de entrevistas domiciliares, com amostra representativa das macrorregiões brasileiras e suas respectivas áreas urbanas e rurais. O apoio prevê o fornecimento de dados atualizados sobre as condições de acesso a alimentos saudáveis e permitirá observar a evolução da insegurança alimentar e fome no Brasil, no contexto de pandemia, entre 2020 e 2021. Por meio do apoio, o segundo inquérito servirá de subsídio para o debate público em torno da insegurança alimentar no Brasil e de instrumento de pressão social para a formulação e implementação de políticas públicas de combate à fome e à miséria no país.
Duração
6 mesesAno
2021 -
Apoio às atividades de divulgação científica da Rede Penssan
Sobre a doação
Apoio voltado a estimular as relações entre pesquisadores/as da região Norte e dar visibilidade e reconhecimento a pesquisas na área de segurança alimentar e nutricional por meio da premiação Anna Peliano de Dissertações e Teses. Considerando o espaço de reconhecimento que a Rede PENSSAN alcançou nestes últimos anos, principalmente após a realização dos 1° e 2° VIGISAN, o apoio viabiliza a realização de encontro com 40 participantes, culminando na criação de uma rede de pesquisa para a região Norte com os pesquisadores participantes, contando com o apoio da Rede PENSSAN.
Duração
12 mesesAno
2022