Observatório da Branquitude
O Observatório da Branquitude nasce com a missão de articular a produção e disseminação de conhecimento junto à incidência política antirracista a partir da parceria entre núcleos de pesquisa e o movimento negro organizado. Seu foco está na discussão sobre branquitude e no fortalecimento de movimentos antirracistas, para influenciar o debate público, explicitando as formas de operar das elites econômicas, políticas e jurídicas e os espaços institucionais de poder brasileiros.
Doações
-
Estruturação do Observatório da Branquitude
Sobre a doação
Apoio à estruturação e desenvolvimento do Observatório da Branquitude, para produção contínua de conhecimento sobre a branquitude, a fim de incidir sobre o racismo estrutural, por meio de dois eixos principais: (i) produção e disseminação de conhecimento; e (ii) incidência política estratégica. O apoio prevê estruturação de processos tais quais desenvolvimento de metodologias, articulação com parceiros, planejamento de médio prazo, plano de comunicação e plano de captação de recursos.
Duração
12 mesesAno
2021 -
Combate ao privilégio racial branco a partir da produção de conhecimento
Sobre a doação
Apoio para a consolidação institucional da organização e viabilização de suas estratégias programáticas. Por meio do apoio a organização busca ampliar e sedimentar o seu propósito, bem como fortaleer os pilares de pesquisa e comunicação. O apoio também prevê a estruturação das áreas de administração, comunicação e articulação política.
Duração
24 mesesAno
2022 -
Produção de conhecimento e Incidência no combate a supremacia branca
Sobre a doação
Apoio voltado à sustentabilidade do segundo ciclo do Observatório da Branquitude, garantindo a continuidade das ações, o crescimento da equipe e o fortalecimento do impacto da organização no debate sobre desigualdades raciais. O objetivo do apoio é consolidar o Observatório como uma referência, ampliando sua capacidade de advocacy e produção de conhecimento, por meio de pesquisas robustas e narrativas inovadoras que centralizam o combate ao privilégio branco. Por meio do apoio a iniciativa prevê (i) fortalecimento de advocacy e incidência com ampliação da presença permanente em Brasília para articulações junto ao Congresso Nacional; (ii) monitoramento e realização de pesquisas inéditas nos temas centrais do Observatório e (iii) parceria e comunicação com outras organizações negras.
Duração
36 mesesAno
2024