Instituto Fome Zero
O Instituto Fome Zero foi criado para promover estudos e políticas de combate à fome e a todas as formas de má nutrição, com o compromisso de estimular o debate público em torno da questão, no Brasil e internacionalmente. A organização é liderada pelo ex-Diretor-Geral da FAO — Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, José Graziano da Silva.
Doações
-
Diálogo independente para a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU
Sobre a doação
Apoio à realização do Diálogo independente para a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, organizado pelo Instituto Comida do Amanhã, em parceria com o Instituto Fome Zero e com a curadoria de José Graziano da Silva. O diálogo convoca representantes da sociedade civil para endereçamento de propostas formais à construção da Cúpula, através de um mecanismo oficial que recolhe respostas propositivas centrais para os percursos dos sistemas alimentares sustentáveis até 2030.
Por meio do apoio, as organizações viabilizam uma reflexão sobre os atuais desafios de acesso universal à alimentação saudável e de garantia do direito à alimentação adequada no Brasil.
Duração
1 mêsAno
2021 -
Apoio para fortalecimento institucional do Instituto Fome Zero
Sobre a doação
Apoio para fortalecimento institucional e estruturação das operações do Instituto Fome Zero. O projeto prevê: (i) organização de debates, seminários e encontros virtuais; (ii) execução de projetos de pesquisas e assessorias relacionadas ao tema da alimentação; (iii) ampliação de quadro profissional, que responda às demandas técnicas cotidianas e viabilize o avanço das ações de comunicação do Instituto.
Duração
12 mesesAno
2021 -
Promoção de políticas de segurança alimentar e nutricional e baixo carbono no Brasil
Sobre a doação
Apoio ao fortalecimento institucional do Instituto Fome Zero voltado a ampliar a capacidade de atuação da organização na promoção, debate e formulação de políticas de segurança alimentar e nutricional nos diferentes níveis de administração pública e entre os atores privados. Por meio do apoio a organização espera realizar: (i) planejamento estratégico de comunicação e posicionamento do instituto; (ii) Implementação das políticas de compliance e diversidade; (iii) posicionamento do instituto nas COP 27 e 28 sobre a relação entre mudanças climáticas e fome.
Duração
12 mesesAno
2023 -
A institucionalização das políticas de segurança alimentar e sua sustentação pela organização da sociedade civil
Sobre a doação
Apoio a projeto que busca fortalecer a política de segurança alimentar e nutricional no Brasil como uma política de Estado, analisando suas vulnerabilidades e propondo soluções para consolidá-la, garantindo maior estabilidade e eficácia, bem como evitando retrocessos diante de mudanças políticas e econômicas. Por meio do apoio, a iniciativa examina os principais mecanismos institucionais, como o orçamento setorial e as legislações relacionadas, além de abordar temas como o direito humano à alimentação adequada e saudável, racismo alimentar e vulnerabilidade ambiental.
Duração
12 mesesAno
2024