Nupens/USP – Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP
Centro de referência na pesquisa sobre saúde alimentar, o Nupens, ligado à Faculdade de Saúde Pública da USP, reúne levantamentos sobre dietas, alimentos ultraprocessados, obesidade e condições alimentares. O núcleo propôs a classificação NOVA de alimentos e apoiou o Ministério da Saúde na elaboração e disseminação do Guia Alimentar para a População Brasileira.
Doações
-
Divulgação de produção científica
Sobre a doação
O projeto é voltado à profissionalização das áreas de gestão e comunicação do Nupens/USP. O núcleo propôs a classificação NOVA de alimentos e apoiou o Ministério da Saúde na elaboração e disseminação do Guia Alimentar para a População Brasileira. O apoio tem como objetivos difundir os dados de suas pesquisas no Brasil e no exterior por meio da imprensa e das mídias sociais, bem como obter maior incidência política quanto aos impactos de alimentos ultraprocessados na saúde.
Duração
12 mesesAno
2018 -
Cátedra "Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis"
Sobre a doação
Apoio ao desenvolvimento e início da operação da Cátedra “Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis” na USP – Universidade de São Paulo, coordenada por Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O projeto da Cátedra busca criar um espaço de produção de conhecimento interdisciplinar, multidimensional e compartilhado com diversos atores para discutir as transformações dos sistemas alimentares no país a partir da interação entre as diversas dimensões da sustentabilidade – econômica, ecológica, da saúde humana, sociocultural e política.
Duração
12 mesesAno
2020 -
Criação do plano de comunicação do NUPENS
Sobre a doação
Apoio para elaboração e execução do plano de comunicação para condução de ações estratégicas do NUPENS nos próximos 24 meses. O apoio prevê consultoria de comunicação no período de três meses, para análise das necessidades e objetivos do núcleo, bem como, a criação de fluxos, estratégias e rotinas. O projeto inclui capacitação de pesquisadores para ampliar o entendimento sobre divulgação científica, como parte do processo de produção da ciência.
Duração
24 mesesAno
2021 -
Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis
Sobre a doação
Apoio para renovação da operação da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis na USP – Universidade de São Paulo, coordenada por Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O projeto da Cátedra promove um espaço de produção de conhecimento interdisciplinar, multidimensional e compartilhado com diversos atores para discutir as transformações dos sistemas alimentares no país a partir da interação entre as diversas dimensões da sustentabilidade – econômica, ecológica, da saúde humana, sociocultural e política.
Duração
24 mesesAno
2021 -
Reestruturação da equipe de comunicação do Nupens
Sobre a doação
Apoio à reestruturação da área de comunicação do Nupens, transformando-a em uma gerência e estabelecendo uma supervisão unificada de projetos, a partir da ampliação da equipe. O novo desenho da comunicação também tem o objetivo de diversificar os financiadores da área.
Duração
24 mesesAno
2023 -
Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares saudáveis e sustentáveis
Sobre a doação
Apoio voltado à sustentabilidade e à manutenção das atividades da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis durante o segundo período de convênio (2023 a 2025). Por meio do apoio, a iniciativa busca consolidar e fortalecer o espaço de reflexão e produção de conhecimento sobre sistemas alimentares já construído, com o objetivo de avançar para além dos debates setoriais, propondo soluções complexas e integradas, com foco no consumidor como parte central do sistema. Com o apoio, a iniciativa pretende organizar suas atividades em três grandes eixos: (i) inventariar e incubar projetos, promover colaboração entre pesquisadores, definir agendas prioritárias e produzir evidências científicas que integrem múltiplas perspectivas para o aprimoramento dos sistemas alimentares no Brasil. (ii) capacitar estudantes, gestores e outros atores chave, além de promover debates e disseminar reflexões de diferentes segmentos da sociedade sobre os desafios e avanços no campo dos sistemas alimentares. (iii) engajar gestores públicos, organizações e ativistas em torno de uma agenda transformadora que promova o direito à alimentação saudável e sustentável. Esse apoio foi realizado em parceria com o Itaúsa.
Duração
20 mesesAno
2024