Nexo Jornal
O Nexo é um jornal digital brasileiro, lançado em novembro de 2015, com o objetivo de trazer contexto às notícias e ampliar o acesso a dados e estatísticas. Sempre de forma inovadora e a partir de conteúdos amplos e instigantes, sua produção editorial privilegia o rigor e a qualidade da informação.
Doações
-
Nexo Políticas Públicas
Sobre a doação
Apoio ao Nexo Políticas Públicas, plataforma que reúne informações a partir de estudos e evidências pesquisadores e público em geral. A plataforma é voltada à produção acadêmica-jornalística, para a divulgação dos achados de pesquisa sobre temas estruturais para o país, que tenham interface com a formulação de políticas públicas. A plataforma inclui abordagem a políticas de ações afirmativas para o enfrentamento ao racismo estrutural no país. Para tal, realiza parceria com o AFRO – Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do CEBRAP e busca conectar-se a outros núcleos e centros de pesquisa ligados a pesquisadores negras/os e/ou que abordem a questão. O apoio também dá suporte ao festival do Nexo Jornal e do Nexo Políticas Públicas que abordará temas da conjuntura, políticas públicas e pesquisa, considerando sobretudo, mas, não apenas, a pandemia e as eleições municipais.
Duração
15 mesesAno
2020 -
Prêmio Lélia Gonzalez de manuscritos científicos sobre raça e política
Sobre a doação
O Prêmio Lélia Gonzalez de Manuscritos Científicos sobre Raça e Política é realizado pela ABCP – Associação Brasileira de Ciência Política, em parceria com o Nexo Políticas Públicas e o Instituto Ibirapitanga, e conta com apoio da Fundação Tide Setubal e Open Society Foundations. É voltado a incentivar a conclusão de trabalhos de pesquisadores negras/os sobre desigualdades, identidades e discriminações raciais e suas expressões políticas. A iniciativa é dirigida a mestrandas/os, doutorandas/os e recém-doutores dedicadas/os à pesquisa sobre a área de raça e política em perspectiva ampla, abrangendo reflexões sobre políticas públicas, eleições, partidos, representação política, militância, protestos, pensamento político, relações internacionais, política externa, comunicação política, teoria política entre outros.
Duração
18 mesesAno
2020 -
Nexo Políticas Públicas
Sobre a doação
Renovação do apoio ao Nexo Políticas Públicas, plataforma que reúne informações a partir de estudos e evidências de pesquisa para públicos além da academia. A plataforma é voltada à produção acadêmica-jornalística, para a divulgação dos achados de pesquisa sobre temas estruturais no país, que tenham interface com a formulação de políticas públicas. O Nexo Políticas Públicas inclui abordagem a políticas de ações afirmativas para o enfrentamento ao racismo estrutural no país. Para tal, realiza parceria com núcleos e centros de pesquisa ligados a pesquisadores negras/os e/ou que abordem a questão racial. O apoio também dá suporte ao festival do Nexo Jornal e do Nexo Políticas Públicas que abordará temas da conjuntura, políticas públicas e pesquisa.
Duração
12 mesesAno
2021 -
Nexo Políticas Públicas
Sobre a doação
Renovação do apoio ao Nexo Políticas Públicas, plataforma que reúne informações a partir de estudos e evidências de pesquisa para públicos além da academia. A plataforma conta com centros parceiros como AFRO – Cebrap, GEMAA — Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa, Núcleo de Estudos Raciais do Insper e Cátedra Josué de Castro/USP, que são também donatários do Instituto Ibirapitanga. O apoio tem como objetivo garantir parte da sustentabilidade financeira do projeto para a manutenção da plataforma no ar e trabalhar na divulgação de pesquisas que tratem das políticas públicas com interface com os temas da questão racial e de sistemas alimentares no Brasil.
Duração
12 mesesAno
2023 -
Nexo Políticas Públicas
Sobre a doação
O Nexo Políticas Públicas é uma plataforma acadêmico-jornalística do Nexo Jornal que traz a produção de alguns dos principais centros de pesquisa do Brasil e do mundo em linguagem clara e formatos inovadores. O apoio garante (i) parte da sustentabilidade da iniciativa, bem como a manutenção da plataforma; (ii) divulgação de pesquisas que tratem de políticas públicas em interface com as questões racial e alimentar no Brasil; (iii) busca por novas parcerias de divulgação do trabalho acadêmico de centros e núcleos de pesquisa ligados a pesquisadoras e pesquisadores negras/os e/ou que abordem os temas de políticas voltadas para ações afirmativas e movimentos antirracistas no país.
Duração
12 mesesAno
2024