Acervo Nosso Sagrado
O Museu da República busca contribuir para o desenvolvimento sociocultural do país, por meio de ações de preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio cultural republicano que conserva. Seu compromisso é com a universalização democrática do acesso aos seus acervos, o respeito à diversidade e a construção da cidadania.
Doações
-
Acervo Nosso Sagrado
Sobre a doação
Apoio, por meio da Quiprocó Filmes, à integração de objetos sagrados de religiões de matriz africana ao Museu da República como “Acervo Sagrado Afro-Brasileiro”. Anteriormente depositados no Museu da Polícia Civil por meio de processos de violação de direitos de comunidades majoritariamente negras, de Umbanda e Candomblé, os objetos foram libertos após ampla mobilização de lideranças de terreiros e representam um marco para ações similares em todo o Brasil. O Museu da República foi selecionado como novo abrigo, por sua função social, experiência e compromisso com a reparação de injustiças. A iniciativa está voltada a afirmar a força simbólica da religiosidade afro brasileira como elemento central da cultura nacional.
Duração
24 mesesAno
2020 -
Acervo Nosso Sagrado
Sobre a doação
Apoio para a continuidade dos processos de preservação, pesquisa historiográfica e museológica em torno do Acervo Nosso Sagrado, em gestão compartilhada com o Grupo de Trabalho de Terreiro, bem como para o desenvolvimento de novas iniciativas, tais como a exposição com os objetos sagrados no Palácio do Catete e demais atividades correlatas, direcionadas a combater o racismo estrutural e as violações de direitos da população negra no Brasil.
Duração
24 mesesAno
2022