Mulheres negras decidem
O movimento Mulheres Negras Decidem surgiu em 2018, para trabalhar com dados e narrativas a respeito da participação de mulheres negras na política institucional. Assim, surgiu a campanha #MulheresNegrasDecidem, com o objetivo de qualificar o debate público sobre as contribuições de lideranças femininas e negras para a política brasileira, estimulando o voto nesse grupo social nas eleições daquele ano. Desde 2019, portanto, a iniciativa se constitui como movimento, agregando a cada ano novas articuladoras políticas em diversos estados brasileiros.
Doações
-
Mulheres Negras Decidem Pelo Bem Viver
Sobre a doação
Apoio voltado ao fortalecimento institucional do Movimento Mulheres Negras Decidem, bem como para o desenvolvimento das estratégias que qualificam o debate público em torno da representatividade e políticas de reparação no Brasil. Por meio do apoio, a organização se volta a: (i) desenvolver estratégias de visibilidade e comunicação que contribuam para combater as narrativas negativas sobre mulheres negras e lideranças coletivas na política; (ii) aprofundar a descentralização da iniciativa, fortalecendo a presença fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo; e (iii) ampliar a capacidade da política de cuidado coletivo, com equipe executiva, lideranças e articuladoras políticas.
Duração
12 mesesAno
2023 -
Mensageiras Confiáveis – Um guia para cobertura de campanhas políticas de mulheres negras
Sobre a doação
Apoio para o projeto “Mensageiras Confiáveis – Um guia para cobertura de campanhas políticas de mulheres negras”, uma iniciativa da frente de comunicação do Mulheres Negras Decidem que tem o intuito de instrumentalizar comunicadoras negras sobre como cobrir a participação de mulheres negras na política institucional. A iniciativa é dividida em duas etapas: (i) execução do projeto, que vislumbra o ciclo eleitoral 2026, e prevê inicialmente a elaboração do guia/manual até agosto de 2025 e (ii) realização de oficinas formativas presenciais e campanha de comunicação de distribuição do produto durante 2026.
Duração
12 mesesAno
2024