MST — Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra
O MST — Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é uma organização social composta por famílias assentadas para lutas por direitos, presentes em 24 estados nas cinco regiões do Brasil. As famílias que compõem o MST se organizam por setores, de acordo com a necessidade e a demanda de cada assentamento, acampamento ou estado.
Doações
-
Dicionário de agroecologia e educação
Sobre a doação
Apoio à disseminação do “Dicionário de agroecologia e educação” editado pela editora Expressão Popular em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, bem como com uma rede de intelectuais, ativistas e militantes dos temas relacionados à agroecologia. A obra reúne mais de 100 verbetes e 169 autores e autoras. O apoio subsidia a impressão e distribuição gratuita em espaços de educação conectados à agroecologia, como universidades, centros de pesquisa, institutos federais de educação, escolas públicas do campo e centros de formação de movimentos sociais. Estão previstos tiragem impressa, disponibilização digital para acesso gratuito ao dicionário, debates e cursos em torno de seu tema.
Duração
6 mesesAno
2021 -
Contribuição do Programa de Reforma Agrária Popular para Construção de Sistemas Alimentares Sustentáveis
Sobre a doação
Apoio para o fortalecimento das estruturas organizacionais do MST em 23 estados e no Distrito Federal para promover a democracia, participação e cidadania ativa entre os trabalhadores rurais, fomentando o debate sobre a Reforma Agrária Popular, tanto internamente quanto junto à sociedade, por meio de ações culturais, comunicação e debates. A iniciativa também visa capilarizar as discussões do VII Congresso Nacional do MST, marcado para julho de 2025, com atividades de formação e atualização do Programa Agrário nas bases do movimento. Além disso, o apoio prevê o aprimoramento de estudos para a elaboração de políticas públicas que impulsionem sistemas alimentares sustentáveis e o fortalecimento das frentes de atuação do MST — incluindo educação, feminismo, LGBTQ+, agroecologia e reflorestamento —, com destaque para o Plano Nacional “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis”.
Duração
12 mesesAno
2024