ÌROHÌN – Centro de Documentação, Comunicação e Memória Afro-Brasileira
O Ìrohìn surgiu como resultado de preocupações e discussões que se estabeleceram no pós-Marcha Zumbi dos Palmares em 1995 e teve como início de suas atividades a edição do jornal de mesmo nome, que circulou entre 1996 e 2009. Sua missão é contribuir para a valorização da memória afro-brasileira, disponibilizando acervo bibliográfico e arquivístico sobre a história e cultura dos descendentes de africanos no Brasil.
Doações
-
Leitura, identidade e memória
Sobre a doação
Apoio ao fortalecimento do Irohín como centro de documentação, comunicação e memória afro-brasileira. Além da organização e disponibilização do acervo o projeto inclui um conjunto de atividades comunitárias tais como oficinas temáticas, oficinas de leitura e produção de textos, círculos de memória, edição da revista anual, ampliação de relações com as redes pública e comunitária de bibliotecas no estado da Bahia, realização de exposições nas redes de ensino, entre outras.
Duração
12 mesesAno
2019 -
Ìrohìn: valorização da leitura, identidade e memória afro-brasileira
Sobre a doação
Apoio para a garantia da manutenção e organização do acervo do Ìrohìn — Centro de documentação, comunicação e memória afro-brasileira. O projeto compreende a classificação dos livros e digitalização de documentos para ampla consulta pública, contribuindo para a valorização de autores negros e o favorecimento de uma cultura de tolerância e respeito à diversidade racial. Inclui o desenvolvimento de um conjunto de atividades comunitárias voltadas para o cumprimento de sua missão. Com o apoio espera-se a criação de atividades e oficinas, a fim de ampliar o número de leitores, fortalecer dimensões essenciais de cidadania e contribuir para a aproximação das pessoas de sua memória e do patrimônio cultural afro-brasileiro.
Duração
12 mesesAno
2021 -
A memória afro-brasileira na valorização da identidade cultural negra
Sobre a doação
Apoio para garantir a manutenção e organização do acervo Ìrohìn, bem como a classificação dos livros e digitalização de documentos que o compõem, buscando disponibilizá-lo para ampla consulta pública. Por meio do apoio, a iniciativa espera desenvolver um conjunto de ações comunitárias voltadas para o cumprimento de sua missão, através de atividades como: (i) círculos de memória, oficinas temáticas de leitura e produção de textos; (ii) edição de revista anual; e (iii) ampliação de relações e atividades junto às redes pública e comunitária de bibliotecas na Bahia.
Duração
12 mesesAno
2023 -
Fortalecimento institucional do Ìrohìn: a memória afro-brasileira na valorização da identidade cultural negra
Sobre a doação
Apoio ao fortalecimento institucional da organização, dedicado a viabilizar a mudança de sua sede para um espaço que permita maior acesso ao acervo do Irohin, fortalecendo o desenvolvimento de trabalhos que preservem e promovam a memória afro-brasileira. Com o apoio, a iniciativa se volta a: (i) assegurar uma nova sede; (ii) garantir presença nos canais digitais; e (iii) organizar seminários educativos sobre a memória afro-brasileira.
Duração
24 mesesAno
2024