Voltar para doações
Equidade racial

FLUP – Festa Literária das Periferias

A FLUP – Festa Literária das Periferias é um evento literário de forte caráter educacional, formativo e celebrativo da cultura das periferias. Suas edições são realizadas no Rio de Janeiro, em locais de relevante representação histórica e simbólica para a população negra e das comunidades cariocas. Também faz parte da programação a FLUP Parque, com atividades destinadas às escolas públicas de ensino fundamental localizadas no entorno do festival. Desde 2012 a FLUP já reuniu e ajudou a divulgar mais de 500 autores e autoras que tratam de temas relacionados às favelas e periferias do Brasil e do mundo.

Doações

  • 7ª edição da FLUP

    Sobre a doação

    Apoio para a realização da sétima edição da FLUP (entre 6 e 11 de novembro de 2018), guiada pelo conceito de Atlântico Negro, do historiador britânico Paul Gilroy. A feira reúne cerca de 100 autores que participam de mesas, batalhas poéticas e atividades infantis e juvenis e acontece na Biblioteca Parque e arredores — região conhecida como “Pequena África”, berço do samba, do candomblé e da capoeira, e onde fica o Cais do Valongo, sítio arqueológico que já abrigou o maior porto escravagista da história. O encontro é precedido por processos de formação com a publicação de livros produzidos pelos participantes das oficinas de escrita criativa organizada ao longo do ano

     

    Duração

    8 meses

    Ano

    2018
  • 8ª edição da FLUP

    Sobre a doação

    Apoio para a realização da oitava edição da FLUP (entre 16 a 20 de outubro de 2019) que faz homenagem ao poeta pernambucano Solano Trindade e tem como um de seus principais focos o fazer poético, em particular aquela que remonta à rica tradição oral brasileira. O encontro, que conta com palestras, debates, batalhas poéticas, e shows musicais, tem como ponto de partida o lançamento dos livros produzidos nos processos formativos de 2018 – “90 anos de malandragem” e “Conta forte, conta alto”. A construção da FLUP se estende ao longo de 9 meses com processos formativos como Laboratório de Narrativas Negras para Audiovisual voltado a roteiristas, e a formação de Narrativas Curtas. Também são lançados um livro de contos e crônicas a partir das letras de Marcelo Yuka entre outros títulos resultantes de ações formativas realizadas em 2018.

     

    Duração

    9 meses

    Ano

    2019
  • 9ª edição da FLUP

    Sobre a doação

    Apoio para a realização da nona edição da FLUP, que homenageia duas notáveis mulheres negras – Lélia Gonzalez, política, professora, antropóloga, conhecida internacionalmente como uma das intelectuais mais importantes do Brasil; e Carolina Maria de Jesus, consagrada por seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, obra fundamental da literatura brasileira que completa 50 anos de publicação em 2020. A FLUP deste ano também é marcada pela volta ao território de periferia, com programação de seis dias no Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro. Como é de praxe, o evento é precedido de processos formativos e desdobramentos do ano anterior, tais quais o lançamento em março de 2020 da série MINAS PRETAS, uma parceria FLUP e PretaLab, no podcast PretaPod(e), que traz as narrativas das meninas da cena do Slam nacional.

    Duração

    10 meses

    Ano

    2020
  • 10ª e 11ª edições da FLUP

    Sobre a doação

    Apoio para a realização da décima edição da FLUP Festa Literária das Periferias. A edição de 2021 tem como tema “Cartas para Esperança” e reúne cartas inspiradoras de mulheres negras, que serão publicadas no livro homônimo, com a compilação de 50 textos selecionados. A iniciativa é uma homenagem à Esperança Garcia, voltada ao resgate do papel relevante das mulheres negras em lutas sociais brasileiras. Esse ano, a edição evidencia a poesia falada, por meio de slams e oficinas de escrita criativa que debaterão o slam como plataforma inclusiva e eficiente para a formação de leitores e autores. 

    Duração

    18 meses

    Ano

    2021
  • 13ª edições da FLUP

    Sobre a doação

    Apoio para a 13ª edição da FLUP Festa Literária das Periferias. A edição de 2023 é uma ode à palavra falada, dialogando com tradições orais, do cordel nordestino ao hip hop, passando pela rica tradição poética da MPB e pelo slam de poesia. Nesta edição, a Flup realiza 10 dias de eventos gratuitos na favela da Providência e tem  como epicentro o Mundial de Poesia, com representantes de 40 países. Haverá também apresentações musicais, um simpósio, uma exposição, lançamento de livro e um processo formativo. A abertura da edição exalta a sabedoria dos pretos e pretas-velhas brasileiras, por meio de um evento na Ladeira do Livramento.

    Duração

    12 meses

    Ano

    2023

Histórias relacionadas