Instituto Comida do Amanhã
O Instituto Comida do Amanhã é um think tank sem fins lucrativos, institucionalmente independente e apartidário, que apoia a transição para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, inclusivos e empoderadores, biodiversos e culturalmente integrados.
Doações
-
LU.PPA – Lab urbano de políticas públicas alimentares
Sobre a doação
Apoio à criação do LU.PPA – Lab urbano de políticas públicas alimentares, uma plataforma de intercâmbio de conhecimento e estímulo de ações colaborativas para a construção de sistemas alimentares saudáveis, sustentáveis, resilientes e promotores de justiça social. O LU.PPA está voltado especificamente à incidência em políticas alimentares no âmbito de municípios de médio porte, que sejam integradas, participativas e com abordagem sistêmica.
Duração
15 mesesAno
2020 -
Diálogo Independente para a Conferência da ONU de Sistemas Alimentares
Sobre a doação
Apoio à realização do Diálogo independente para a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, organizado pelo Instituto Comida do Amanhã, em parceria com o Instituto Fome Zero e com a curadoria de José Graziano da Silva. O diálogo convoca representantes da sociedade civil para endereçamento de propostas formais à construção da Cúpula, através de um mecanismo oficial que recolhe respostas propositivas centrais para os percursos dos sistemas alimentares sustentáveis até 2030.
Por meio do apoio, as organizações viabilizam uma reflexão sobre os atuais desafios de acesso universal à alimentação saudável e de garantia do direito à alimentação adequada no Brasil.
Duração
1 mêsAno
2021 -
Caminhos de futuro do Comida do Amanhã
Sobre a doação
Apoio para consolidação e ampliação do LUPPA — Laboratório urbano de políticas públicas alimentares, para as cidades brasileiras de até 1,5 milhões de habitantes, com ênfase na abordagem sistêmica da alimentação e da necessidade de políticas integradas e coerentes, por meio de plataforma de cooperação entre as cidades e mapeamento de programas municipais. O projeto busca viabilizar o desenvolvimento institucional do Comida do Amanhã, bem como a sustentabilidade e consolidação de suas atividades.
Duração
24 mesesAno
2022 -
Ampliando o debate público e qualificando políticas públicas para cidades bem alimentadas
Sobre a doação
Apoio para a continuidade do programa Luppa – Laboratório urbano de políticas públicas alimentares, que engaja gestores públicos de 10 cidades por edição no desenvolvimento de políticas alimentares sistêmicas e sustentáveis. Por meio do apoio, o projeto prevê a divulgação de dados e informações para fortalecer a transição agroecológica e a soberania alimentar, contribuindo para a ampliação do debate público, nacional e internacional, sobre os sistemas alimentares urbanos. A iniciativa busca enriquecer o debate em torno da construção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, por meio de análise e sistematização dos desafios e soluções enfrentados pelas cidades brasileiras.
Duração
24 mesesAno
2024 -
Caminhos de futuro do Comida do Amanhã
Sobre a doação
Renovação do apoio para consolidação e ampliação do LUPPA — Laboratório urbano de políticas públicas alimentares, para as cidades brasileiras de até 1,5 milhões de habitantes, com ênfase na abordagem sistêmica da alimentação e da necessidade de políticas integradas e coerentes, por meio de plataforma de cooperação entre as cidades e mapeamento de programas municipais. O projeto espera viabilizar o desenvolvimento institucional do Comida do Amanhã, bem como a sustentabilidade e consolidação de suas atividades. Esse aditivo ao apoio foi viabilizado por meio de recursos do Itausa, repassados pelo Instituto Ibirapitanga.
Duração
24 mesesAno
2024