IMENA – Instituto de Mulheres Negras do Amapá
O IMENA é uma organização que se soma às pessoas e inciativas que lutam contra o sexismo, racismo, a injustiça e todas as formas de discriminação e preconceitos. Buscando a universalização efetiva dos direitos humanos e a inclusão das populações afrodescendentes, especialmente, mulheres e jovens, o instituto dá visibilidade à luta da mulher negra amazônida amapaense, bem como às suas necessidades e potencialidades, estimulando o enfrentamento às diferentes formas de opressões, combatendo a ideologia da inferioridade racial e de gênero.
Doações
-
Projeto Novos Aquilombamentos Amazônicos
Sobre a doação
O projeto tem como objetivo geral empoderar a juventude negra, em especial as mulheres negras (cis e trans) com idades entre 18 a 29 anos, de comunidades periféricas, quilombolas e tradicionais do município de Macapá e territórios próximos da capital (Mazagão e Santana). Por meio do apoio, a iniciativa espera viabilizar a garantia de direitos a partir do enfrentamento às desigualdades de gênero e raça. As ações do projeto incluem: (i) encontro teórico sobre a história do negro e as concepções ideológicas do racismo; (ii) formação política sobre as diversas questões históricas e contemporâneas do movimento negro; (iii) produção de uma carta com as questões inegociáveis para a juventude negra.
Duração
12 mesesAno
2022 -
Fortalecimento institucional
Sobre a doação
Apoio ao fortalecimento da opinião pública sobre o Imena no universo dos grupos de mulheres negras amazônicos. A doação é voltada à ampliação e ao fortalecimento da capacidade de comunicação do Imena por meio digital, contribuindo para o diálogo com os grupos de mulheres negras que se encontram no território da Amazônia brasileira, sobretudo, no estado do Amapá. O apoio prevê: (i) aquisição de equipamentos; (ii) contratação de profissionais para os cargos de secretariado / administrativo e de comunicação / gerenciamento de redes sociais; (iii) realização de quatro oficinas de formação e um encontro institucional para fortalecimento da comunicação individual, coletiva e institucional, bem como para a prevenção de discriminações, violência étnico-raciais e de gênero.
Duração
24 mesesAno
2024