Voltar para doações
Sistemas alimentares

FIAN BRASIL

A FIAN Brasil é uma organização, fundada em 2000, que contribui para o combate à fome e à desnutrição, a partir do monitoramento de violações de direitos humanos junto a comunidades e grupos populacionais. Com foco no direito humano à alimentação e à nutrição adequadas, desde 2020 a FIAN Brasil desenvolve o projeto “Crescer e Aprender com Comida de Verdade – pelo Direito à Alimentação e à Nutrição Adequadas na Escola”, com foco no PNAE — Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Doações

  • Observatório da Alimentação Escolar

    Sobre a doação

    Apoio para o fortalecimento do Observatório da Alimentação Escolar. Com foco na superação do subfinanciamento do PNAE, o projeto é voltado a proteger os mecanismos legais que favorecem as compras públicas da agricultura familiar e promover o monitoramento e exigibilidade do direito à alimentação escolar. O apoio prevê: (i) campanha permanente pelo aumento do per capita do PNAE; (ii) estratégia de monitoramento do PNAE, a partir da perspectiva do direito humano à alimentação e à nutrição adequadas; (iii) comunicação em defesa do PNAE.

    Duração

    12 meses

    Ano

    2022'
  • Observatório da Alimentação Escolar

    Sobre a doação

    Apoio para o fortalecimento institucional da Fian e continuidade do apoio ao Observatório da Alimentação Escolar para proteção dos mecanismos legais que favorecem as compras públicas da agricultura familiar e o monitoramento da  exigibilidade do direito à alimentação escolar. O apoio viabiliza: (i) maior visibilidade na sociedade sobre a importância do Pnae para a garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequadas e maior engajamento em sua defesa; (ii) aumento do orçamento público destinado ao Pnae e defesa de suas diretrizes, por meio de estratégias de produção de conhecimento técnico, advocacy e comunicação; e (iii) proteção e fortalecimentos dos mecanismos de compras públicas da agricultura familiar, em especial o aumento da participação dos agricultores de menor porte, povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.

    Duração

    24 meses

    Ano

    2024

Histórias relacionadas