Voltar para doações
Sistemas alimentares

Culinafro | UFRJ – Macaé

O CulinAfro nasceu como um projeto de extensão universitária da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2014, no campus de Macaé, com o objetivo de combater narrativas distorcidas e estigmatizantes sobre a culinária afro-brasileira. Por meio de pesquisas que subsidiam o seu processo de trabalho, desde 2018, a iniciativa investiga a comida de matriz africana da cidade de Macaé, através das narrativas de mulheres negras macaenses, por meio da oralidade, elemento central na cosmovisão africana. 

Doações

  • Quando a cozinha quilombola encontra a alimentação escolar

    Sobre a doação

    O apoio tem como objetivo contribuir para pesquisa do CulinAfro em andamento, que visa elaboração e publicação do Guia para a Alimentação Escolar Quilombola – material técnico voltado a subsidiar desenvolvimento de instrumentos e de estratégias para a implementação do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar na modalidade quilombola. O processo de pesquisa parte de revisão documental, mapeamento das comunidades e escolas quilombolas, realização do 1º Encontro Nacional da Alimentação Escolar Quilombola, e segue com processos imersivos em comunidades quilombolas, com método que considera como elementos estruturantes a participação, o diálogo e o conhecimento ancestral sobre alimentação.

    Duração

    12 meses

    Ano

    2023
  • Alimentação escolar quilombola: diálogos e mobilização política

    Sobre a doação

    Apoio para o fortalecimento institucional da Culinafro e ampliação de sua estrutura  para os próximos anos. A doação prevê a disseminação do Guia para a alimentação escolar quilombola, por meio do fortalecimento do Pnae — Programa nacional de alimentação escolar em comunidades quilombolas, ampliando o conhecimento dessas  comunidades em torno de suas legislações, com o objetivo de  influenciar políticas públicas para a adaptação da alimentação escolar à cultura quilombola. As atividades incluem: (i) encontros remotos e presenciais com o Conaq; (ii) encontro presencial com o FNDE e (iii) participação em encontros regionais dos Cecanes – Centros colaboradores em alimentação e nutrição escolar.

    Duração

    24 meses

    Ano

    2024

Histórias relacionadas