Crioula Curadoria Alimentar
A Crioula Curadoria Alimentar é um ecossistema protagonizado por mulheres negras que tem como principal objetivo a criação de soluções ecológicas em sistemas alimentares. A iniciativa promove a conexão entre alimentação, ecologia e ancestralidade, criando uma rede de alimentação agro cidadã que fortalece a preservação da agrobiodiversidade e democratiza o acesso a uma alimentação diversa e saudável por meio da produção de conteúdos e a realização de vivências e laboratórios culinários.
Doações
-
Regar a Crioula é germinar sistemas alimentares ecológicos e antirracistas
Sobre a doação
O apoio tem como objetivo viabilizar duas soluções ecológicas, que contribuem para a construção de sistemas alimentares sustentáveis e antirracistas no Brasil. A primeira diz respeito ao curso livre Alimentação saudável numa afroperspectiva, uma jornada a partir dos ensinamentos, ciências e tecnologias alimentares africanas e diaspóricas nas américas, para contribuir com a formação acadêmica, profissional e política das pessoas a respeito da alimentação saudável numa perspectiva afro-orientada. A segunda é o lançamento do podcast Gente Crioula, sobre cultura e alimentação, para construir humanidades ecológicas e ancestrais, que objetiva dar voz a quem vive à margem e sustenta, historicamente, a estrutura do país.
Duração
12 mesesAno
2022 -
Regar a Crioula é germinar sistemas alimentares ecológicos e antirracistas
Sobre a doação
Apoio para o segundo ciclo do projeto que tem como objetivo viabilizar o fortalecimento institucional da Crioula Curadoria Alimentar enquanto organização, viabilizando a continuidade das ações de democratização de conhecimentos sobre alimentação numa afroperspectiva e de desenvolvimento de espaços educacionais para letramento alimentar racializado com a mobilização de um ativismo alimentar que combata o racismo alimentar e o nutricídio. Por meio do apoio, a iniciativa prevê a consolidação da Crioula como uma organização da sociedade civil engajada no debate em torno de alimentação, raça e sustentabilidade.
Duração
12 mesesAno
2024