CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas
A CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas é uma organização nacional sem fins lucrativos, presente em 23 estados do Brasil, que representa a maioria de pessoas quilombolas do país. Seu objetivo é lutar pela implementação de políticas públicas que considerem a organização e o modo de viver das comunidades de quilombo, o protagonismo e autonomia das mulheres quilombolas, o uso comum do território, dos recursos naturais e a harmonia com o meio ambiente.
Doações
-
Resistir para existir
Sobre a doação
Apoio para o fortalecimento da luta quilombola com foco na criação de um ambiente propício à autogestão, por meio do estímulo à capacidade participativa e cooperativa das coordenações que compõem a CONAQ. O apoio inclui (i) acompanhamento das comunidades quilombolas nas esferas municipal e estadual; (ii) formação política de suas lideranças, especialmente das mulheres quilombolas; (iii) formação sobre racismo para a organização internacional Via Campesina; (iv) articulação de advocacy a partir da Coalizão Negra por Direitos; (v) campanha de enfrentamento à COVID-19 nas comunidades quilombolas.
Duração
12 mesesAno
2020 -
Quilombos: saberes e fazeres na articulação em rede pós covid-19
Sobre a doação
Apoio para promoção do empoderamento das mulheres e da população LGBTQIAP+, bem como para ampliação do debate sobre advocacy, direitos, educação e enfrentamento ao racismo nos territórios quilombolas. O projeto inclui formação, encontros e trocas de conhecimento para abordar as demandas sociais, econômicas, políticas e culturais da população quilombola. O apoio tem como objetivos: (i) instrumentalizar lideranças quilombolas e camponesas, por meio de embasamento teórico e exemplos correlatos, diálogos com ativistas, militantes e técnicos, que conheçam e atuam na pauta quilombola; (ii) promover debates entre lideranças quilombolas, parceiros e advogadas/os), para condução de resoluções legais; (iii) fortalecer a comunicação para ampliar a atuação política de mulheres, da juventude e da população LGBTQIAP+, a partir da CONAQ e de sua atuação em redes.
Duração
12 mesesAno
2021 -
Vozes de mulheres quilombolas pela defesa do território, enfrentamento da violência e participação política
Sobre a doação
Apoio voltado ao fortalecimento da organização política, da defesa de direitos e da capacidade de incidência das mulheres quilombolas em sua luta contra todas as formas de violência e pela ampliação de sua participação política. A iniciativa busca aprimorar a estrutura organizacional do Coletivo de Mulheres da Conaq, promovendo a formação política de lideranças e qualificando o ativismo das mulheres quilombolas em temas estratégicos, como segurança alimentar, racismo ambiental e justiça climática. O apoio também inclui a elaboração de um plano emergencial voltado ao Coletivo e às mulheres quilombolas em todo o Brasil, com foco no autocuidado e na proteção.
Duração
24 mesesAno
2024