Voltar para doações
Sistemas alimentares

Coletivo de Agricultores e Criadores de Peixes em Barragem do Território Quilombola Santa Rosa dos Pretos

O Coletivo de agricultores e criadores de peixes em barragem do território quilombola Santa Rosa dos Pretos surgiu a partir da construção de açudes para criação de peixes em 2015. Foi formado para resistir às violações de direitos humanos e ambientais por órgãos do Estado, grandes empresas e latifundiários. A organização tem como objetivos revelar o racismo ambiental e institucional, criar estratégias de resistência às violações, além de fortalecer a piscicultura e agricultura familiar como uma forma de produção alimentar autônoma.

Doações

  • Projeto da Barragem: a obra da Mãe Natureza é o alimento da fé viva!

    Sobre a doação

    Apoio a um conjunto de ações voltadas ao reconhecimento, fortalecimento e registro das práticas, memórias e narrativas que potencializam a vida na comunidade quilombola. O apoio viabiliza o aprimoramento da atividade produtiva do projeto da barragem, com a reestruturação dos açudes e tanques criatórios de peixes, bem como com a reforma da casa de apoio do projeto e o fortalecimento das práticas e saberes tradicionais, com o envolvimento e participação de mestras e mestres da cultura popular, artesãos, agricultores, mulheres e jovens da comunidade. O projeto também prevê a realização de ações formativas com foco na autonomia alimentar, saberes ancestrais e no fortalecimento de estratégias e práticas territoriais de redes de cuidado no enfrentamento às crises climáticas e à covid-19.

    Duração

    11 meses

    Ano

    2022

Histórias relacionadas

  • Sistemas alimentares

    A transição alimentar em curso

    Identificando lacunas e vieses nas políticas públicas relacionadas à questão alimentar no Brasil, organizações da sociedade civil se dedicam ao...