CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
O CEBRAP foi criado em 1969, por um grupo de professores de diferentes áreas afastados das universidades pela ditadura militar, para ser um espaço de produção de conhecimento crítico e independente no Brasil. Ativo há 50 anos, o CEBRAP se destaca no cenário nacional com pesquisas, publicações e seminários marcados pela multidisciplinaridade e pelo impacto no debate público.
Doações
-
AFRO — Núcleo de pesquisa e formação em raça, gênero e igualdade racial
Sobre a doação
Apoio para a criação e institucionalização do AFRO – Núcleo de pesquisa e formação em raça, gênero e igualdade racial, inaugurando suas atividades de pesquisa, formação e difusão. As ações estão estruturadas em três grandes áreas: (i) Discriminação e desigualdades; (ii) Políticas e direitos; (iii) Cultura e identidade — que têm como eixos estruturantes as interfaces entre raça, gênero, sexualidade e território. O apoio inclui estruturação administrativa, ampliação da visibilidade à produção intelectual do Núcleo nos âmbitos nacional e internacional, sua atuação como centro de referência e memória, formação de novos pesquisadores, divulgação científica e influência ao debate público.
Duração
12 mesesAno
2019 -
AFRO — Núcleo de pesquisa e formação em raça, gênero e igualdade racial
Sobre a doação
Apoio para a continuidade das atividades de pesquisa, formação e difusão do AFRO — Núcleo de pesquisa e formação em raça, gênero e igualdade racial. Nesta nova etapa, o apoio prevê: (i) avanço nas pesquisas em andamento e capacitação de pesquisadores; (ii) institucionalização para planejamento e sustentabilidade a longo prazo; (iii) expansão do alcance no nível internacional.
Duração
24 mesesAno
2021 -
AFRO — Núcleo de pesquisa e formação em raça, gênero e igualdade racial
Sobre a doação
Apoio para a continuidade das atividades de pesquisa, formação e difusão do AFRO — Núcleo de pesquisa e formação em raça, gênero e igualdade racial. Nesta nova etapa, o apoio prevê a consolidação do Núcleo, bem como a manutenção de projetos em andamento e o início de novos para o próximo biênio. Por meio do apoio, a iniciativa espera: (i) destacar a saúde da população negra, por meio de diagnóstico das transformações no Brasil, com base nos censos de 2010 e 2022; (ii) criar balanço da agenda 2030 pela perspectiva racial; e (iii) analisar transformações ocupacionais de mulheres negras no mercado de trabalho brasileiro e emprego doméstico no Brasil.Duração
24 mesesAno
2023