CENARAB – Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro Brasileiro
O CENARAB – Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira tem como missão atuar na defesa dos direitos e na organização dos povos das tradições de matriz africana, em prol de sua sustentabilidade econômica e social por meio de sua organização. Atua em todo território do Brasil, com sede nacional em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Doações
-
Terreiro legal, terreiro protegido
Sobre a doação
Apoio voltado a projeto de acolhimento às lideranças de comunidades tradicionais com foco em orientação, formação e qualificação sobre o processo de legalização dos terreiros (casas religiosas de matriz africana). Diante de conjuntura complexa que apresenta ameaças aos direitos dessas comunidades, o projeto tem como objetivo promover compreensão a respeito desta realidade e da necessidade de organização dos templos de religiões de matriz africana, por meio de caravanas de cidadania. O projeto inclui (i) criação e distribuição de cartilha sobre direitos, com orientações jurídicas e a legislação vigente sobre o tema no país; (ii) encontros com lideranças de comunidades tradicionais em seus terreiros e na sede do CENARAB; (iii) e oficinas nas áreas de interesse destas comunidades.
Duração
12 mesesAno
2020 -
Territórios negros: memórias de nós
Sobre a doação
Apoio para organização e sustentabilidade da resistência de comunidades tradicionais, voltadas ao acesso a informações que fortaleçam a garantia de direitos das lideranças religiosas. Ao reconhecer estas lideranças e sua importância no contexto social, o CENARAB espera contribuir para que o combate ao racismo e à intolerância religiosos seja protagonizado por quem de fato vivencia esta realidade. Com este apoio o CENARAB espera: (i) capacitar lideranças religiosas certificadas, com orientação sobre seus direitos e deveres, por meio de elaboração de cartilha, abordando as dimensões jurídicas e a legislação vigente; (ii) realização de encontros, tanto nos terreiros, como na sede do CENARAB, a fim de ampliar sua representação como espaço difusor de ações que contribuem para valorização da cultura e da religiosidade da população de terreiros; e (iii) fortalecer canais de comunicação com o público de interesse.
Duração
12 mesesAno
2021 -
II Egbe – Encontro Nacional de Povos de Terreiros: “Parte de nós”
Sobre a doação
Apoio para a construção do II Encontro Nacional de Povos de Terreiros, com o objetivo de construir um debate democrático e plural em torno da diversidade sociocultural e religiosa, entre os diversos segmentos da tradição de matriz africana. O evento propõe discutir sobre a conjuntura atual de acirramento do racismo religioso, que ameaça a democracia e o direito constitucional de todos os brasileiros à prática e à liberdade religiosa. O II Egbe tem como tema “parte de nós”, em consonância com os diálogos de sua primeira edição, em 2019, que trazia o tema “eu e o outro”. O encontro acontecerá em junho de 2022 e vai se tornar bienal, para que se consolide como espaço efetivo das reflexões e estratégias que asseguram os direitos e avanços nesse campo, indispensáveis a uma coexistência pacífica e respeitosa entre todas/os as/os brasileiras/os.
Duração
2 mesesAno
2022 -
Fortalecimento institucional do CENARAB
Sobre a doação
Apoio para a capacitação, formação e certificação dos Terreiros de matriz africana, por meio do fortalecimento institucional do Cenarab. O apoio pretende acolher as lideranças das comunidades tradicionais, apoiando-as no processo de legalização dos Terreiros, formação e qualificação. A iniciativa prevê orientações básicas de gestão financeira, sobre acesso a recursos de editais culturais e ações de conscientização da importância dos papéis sociais desenvolvidos pelas lideranças e membros de comunidades tradicionais nos espaços onde estão inseridos.
Duração
24 mesesAno
2023