Voltar para doações
Sistemas alimentares

APA-TO — Alternativas para Pequena Agricultura no Tocantins

A APA-TO Alternativas para pequena agricultura no Tocantins atua no fortalecimento da agricultura familiar, com foco na construção de novas relações sociais, de gênero e geracionais para ampliação da qualidade de vida das populações rurais. A iniciativa promove a reforma agrária e o reconhecimento dos territórios tradicionais para uma sociedade justa e solidária.

Doações

  • Tribunal permanente dos povos em defesa dos territórios do Cerrado

    Sobre a doação

    Apoio, por meio da APA-TO, à Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, que visa assegurar os direitos territoriais de povos indígenas, comunidades quilombolas e assentadas de reforma agrária, na  garantia da soberania alimentar e valorização de seus saberes tradicionais, contribuindo na preservação da biodiversidade. Uma crise gerada por injustiças e violações de direitos levou o Cerrado para o centro do debate das organizações da sociedade civil, como um dos principais territórios de preservação de recursos naturais do planeta.  Por meio do apoio, a iniciativa promove: (i) ampliação da capacidade de comunicação e articulação com o interesse público na realização do Tribunal permanente em defesa dos povos do Cerrado; (ii) Duas audiências preliminares virtuais do Tribunal; (iii) lançamento de plataforma online de “Saberes do Cerrado” e oficinas preparatórias nos nove territórios dos casos representativos. 

    Duração

    18 meses

    Ano

    2021
  • Fortalecer a proteção dos territórios do Cerrado a partir do enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional, à erosão da sociobiodiversidade e ao uso de agrotóxicos

    Sobre a doação

    Apoio voltado ao diálogo da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado com membros do sistema de justiça, do poder público brasileiro, com organizações e instituições internacionais, a partir do veredito do júri do Tribunal Permanente dos Povos, suas condenações e recomendações. A iniciativa espera promover ações de articulação e formação, territoriais e nacionais, com foco na garantia dos territórios dos povos do Cerrado, para fomentar a construção de instrumentos para a sua proteção. O apoio é voltado a potencializar a comunicação da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, para fomentar o interesse público e da imprensa a partir da agenda jurídico-política associada a condenação do júri e dos casos do tribunal pelos crimes de ecocídio do Cerrado e genocídio de seus povos.

    Duração

    17 meses

    Ano

    2022
  • Fortalecendo os diálogos agroecológicos no estado do Tocantins

    Sobre a doação

    Apoio para viabilizar o aumento, produção, comercialização e consumo de alimentos agroecológicos no Tocantins, contrapondo-se à expansão do agronegócio na região e aos seus impactos negativos, como desmatamento e contaminação por agrotóxicos. Por meio do apoio, a iniciativa: (i) promove práticas sustentáveis em encontros e feiras, buscando maior diálogo com os poderes públicos e a sociedade; (ii) elabora um Projeto de Lei estadual de agroecologia e produção orgânica, a partir de reuniões técnicas com representantes políticos, apresentado-o no Seminário estadual de agroecologia em 2025.

    Duração

    12 meses

    Ano

    2024

Receba informações do Ibirapitanga