AEL — Arquivo Edgard Leuenroth
O AEL foi fundado em 1974 a partir da aquisição do acervo documental de Edgard Leuenroth, militante anarquista do início do século XX. Sua missão principal é a preservação e difusão da memória dos movimentos sociais e das lutas por direitos humanos em diálogo com a sociedade. Para tanto, atua em três frentes principais: preservação, processamento técnico e digitalização.
Doações
-
Memória do movimento negro no Brasil
Sobre a doação
Apoio para fortalecer a preservação da memória negra por meio da captação, digitalização e difusão dos acervos produzidos pelas organizações do movimento negro e movimento Hip Hop. A iniciativa busca viabilizar uma agenda de preservação e visibilidade da memória negra, contra o apagamento dos registros que documentam o protagonismo de lideranças para a garantia da visibilidade de suas ações históricas, em um contexto de fortalecimento das ações afirmativas.
Duração
24 mesesAno
2022 -
Preservação de memórias do movimento negro no Brasil
Sobre a doação
Apoio voltado à continuidade da iniciativa de preservação da memória de movimentos negros, por meio da difusão pública de conhecimento que reconta e narra outras histórias da luta negra por direitos no Brasil. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a produção de referências para novas gerações de movimentos antirracistas. O apoio viabiliza a contratação de profissionais para a catalogação de acervos e difusão de conteúdos audiovisuais e textuais para a implementação da Lei 10.639/2003.
Duração
24 mesesAno
2023