Seis conteúdos para aprofundar o conhecimento sobre desafios incontornáveis dos sistemas alimentares

Para fechar o mês da alimentação, indicamos conteúdos que abordam diferentes dimensões da questão alimentar, considerando temáticas relacionadas aos desafios atuais incontornáveis citados por Ricardo Abramovay, como combate à fome, monotonia nos sistemas alimentares, crise climática e a necessidade de práticas regenerativas na agropecuária.
Enfrentamento à fome e à crise climática
A newsletter enviada por O Joio e o Trigo no Dia Mundial da Alimentação contou com dois conteúdos que abordam o enfrentamento à fome e à crise climática no Brasil.
A matéria “A fome está recuando no Brasil, mas e o que vem depois?”, aborda como passados 20 meses de governo Lula, as políticas de segurança alimentar e nutricional ainda precisam ganhar peso, além das promessas que ainda precisam ser cumpridas como as de apoio à reforma agrária e de mudança no modelo de produção.
A matéria “Produção do MST no Rio Grande do Sul manteve solo preservado mesmo após enchentes” conta sobre o manejo adequado que protegeu o solo do assentamento de Eldorado do Sul, mantendo-se quase inalterado, segundo UFRGS.
Gente Ultraprocessada
Chegou ao Brasil, o best-seller global sobre ultraprocessados, que conta como a teoria formulada pelo pesquisador brasileiro Carlos Monteiro derrubou o ceticismo e se transformou na explicação mais sólida para a explosão no índice de doenças associadas à alimentação. O pesquisador Chris van Tulleken, duvidou da hipótese formulada por Carlos Monteiro, entendendo ser inviável que um grupo específico de produtos alimentícios — os ultraprocessados — pudesse ser responsabilizado pela explosão global dos índices de doenças crônicas não transmissíveis.
Gente ultraprocessada é, então, a história de um fracasso pessoal que Van Tulleken compartilha conosco, com transparência e sem mágoa. É um olhar criativo e original de uma história que precisava ser contada em detalhes: como Carlos Monteiro e sua equipe lançaram uma contribuição singular para entender os efeitos dos padrões alimentares atuais na saúde humana.
O livro Gente Ultraprocessada foi lançado pela editora Elefante, tem coedição de O Joio e o Trigo e apoio de ACT Promoção da Saúde.
Nupens / USP no Jornal Nacional
A edição do dia 16 de outubro do Jornal Nacional destacou o papel dos cientistas brasileiros nas pesquisas sobre alimentação e nutrição em saúde. Além de entrevistar o professor Carlos Monteiro, a matéria ressaltou o impacto da Classificação Nova de alimentos e os 10 anos do Guia Alimentar para a População Brasileira.
Fome de quê?
O Intercept Brasil divulgou em seu especial “Fome de quê?”, uma série de investigações sobre como a indústria e o agronegócio prejudicam o acesso à alimentação saudável no Brasil.
Cua’gü e Inovação: Conectando saberes e transformando realidades nos contextos de Guardiães da Biodiversidade, Povos Indígenas, Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais, Agricultores Familiares e Comunidades Periféricas
No dia, 21 de outubro, durante a COP 16 — 16ª Conferência das partes da convenção sobre diversidade biológica da ONU, a WTT apresentou uma publicação inédita Cua’gü e Inovação, com recomendações para superar os desafios de valorização dos conhecimentos tradicionais. Construída de forma colaborativa, ela aborda mudanças legislativas, novas abordagens de pesquisa e a importância dos encontros de saberes. A publicação conta com apoio do Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade e Porticus.